Lei do silêncio volta a ser questionada

  • 19
  • mar
  • 2012
 
 
 
 
  
 
 
Serra de São Bento/RN
Uma das utilidades das redes sociais é servir como espaço de questionamento e debates à cerca de determinados temas, e nos últimos dias alguns dos usuários de sites como o Facebook e Twitter discutiram sobre a falta de atrativos culturais e de lazer nas noites Serra-bentenses, e muitos dos comentários foram conduzidos para o fato da proibição dos sons em frente aos bares da principal avenida da cidade, a Fausto Mariano.
A lei do silêncio, que também existe em outras cidades da região e do país, proibe que carros de som sejam utilizados em via pública, diferente daquilo que existia na década de 90 e na primeira metade dos anos 2000., onde a presença de tais veículos atraiam para as ruas da cidade uma grande quantidade de pessoas da cidade e da região, fazendo das noites Serra-bentenses uma das mais animadas do agreste.
Um fato que também entrou na discussão foi a migração dos paredões de som para a zona rural, longe da fiscalização da polícia militar, fazendo com que os bares de tais comunidades recebam uma grande quantidade de visitantes durante os finais de semana.
Os jovens se colocam indignados e solicitam uma modificação na lei, abrindo um espaço para liberação dos sons entre as 19 e as 22 horas, o que proporcionaria uma retomada da tradição. Outros acreditam que retomar os paredões de som é muma regressão e um desrespeito aos mais velhos.
O Blog da Serra retoma o debate e quer saber sua opinião, opine através dos comentários.
20 Pessoa(s) comentaram:
maria. sem duvida meu amigo ph vc esta coberto de razao tenho 18 e antigamente na rua pricipal que er na rua da escola do joa quim torres se via uma rua com carros ligados e lotada de jovens e adultos ai por causa de umas pessoinhas isso foi se acabando e fasendo com que a rua que era tao animada ficasse a rua mais triste de serra de sao bento hoje jovens ainda vem para a mesma rua com a intençao de ainda verem aquela animaçao de sempre mais sera impossivel pois nao se pode ligar nem se quer um som bem baixinho.conclusao por causa de uns os jovens da serra hoje nao tem como se diverti.seria muito bom se voltace a ligar som de carro pois animaria a rua
Márcia O som tem que ser ambiente. o próprio som do bar já ta bom demais, os sons do carro são tão altos que quem está no bar não pode nem conversar, as pessoas não tem educação sempre acabam exagerando e melhor proibi de uma vez do que deixar brechas.
Raissa vlw PH,A lei do silêncio tornou as noites de Serra de São Bento praticamente um DESERTO.Precisamos de atrativos culturais e de lazer nas noites.
Ivaldelson Muito bem Paulo Henrique. É isto que acontece quando nossos legisladores lesgilam sem ter consciência ou termos técnicos a respeito de fatos sociais que são fontes produtoras de Direito. 1º esta lei é inconstitucional, duvido que alguém poderia com um simples advogado ser penalisado por ela. 2º como a PM atestaria a ultrapassagem do som sem instrumentos de medição? embora isto tenha gerado um paradoxo, jovens X idosos. quem tem razão? o idosos em sua argumentação gera um fato social e os jovens em busca de diversão talvez não gere fato social e sim problemas.
DETE TAVEIRA ACREDITO QUE ESSA LEI É ABUSIVA,VAI CONTRA A LIBERDADE DAS PESSOAS.A LEI SIMPLESMENTE PROIBE,NÃO TEM REGRAS E TODA PROIBIÇÃO É IGNORANTE.QUEM ABUSAR QUE ARQUE COM AS CONSEQUÊNCIAS,POIS A POLÍCIA É PAGA PARA MANTER A ORDEM,ENTÃO,QUE FAÇA.,DURANTE A SEMANA É ÓBVIO QUE NÃO DARIA PARA LIGAR SOM ALTO PQ TEM A ESCOLA,MAS DURANTE O FINAL DE SEMANA? O PONTO DA JUVENTUDE É ESSA AVENIDA QUE FOI BATIZADA COMO CORREDOR DA VITÓRIA,MAS QUE ULTIMAMENTE É O CORREDOR DA TRISTEZA.QUEM OLHA,VÊ UM GRANDE DESERTO. A POLÍCIA TEM QUE FAZER O SEU PAPEL ,RESPEITANDO CLARO O CIDADÃO,QUE ESTÁ ALÍ COM UMA ÚNICA INTENÇÃO ,A DE SE DIVERTIR E NÃO TRATÁ-LOS COMO SE FOSSEM BANDIDOS.MÚSICA É ALEGRIA GENTE!!! TALVEZ COM ISSO,ALGUMAS PESSOAS ACHEM QUE A SERRA ESTÁ MAIS CALMA,MAIS TRANQUILA,MERO ENGANO,É UMA FALSA CALMARIA.TEMOS QUE RESPEITAR OS IDOSOS MAS TEMOS QUE DÁ A OPORTUNIDADE AOS JOVENS E A QUEM GOSTA DE SE DIVERTIR.
Ana Bom na minha opinião deveria sim entrar nesse acordo de se ligar o som nos FDS, das 19 as 22 é um horário de funcionamento legal , seria atraída a atenção de Jovens de outras regiões dando mais vida a cidade de Serra de são bento , que ultimamente anda em total abandono pelos jovens . Cá entre nós mais SSB já foi porq hoje virou a cidade deserto , por causa de leis como essa que SSB não cresce , vamos respeita os idosos mais tbm vamos deixar os Jovens terem seu lazer , afinal as idosos de hoje tbm tiveram seu tempo de jovem não é ?! Alô Prefeito veja a opinião dos jovens viuu ...
Felipe E Porque Nao? " Somos cevilizdos" Ter de Volta um feito que todos precisamos 1,2, 3 Vezes na Semana Seria otimo. Nao serar Encarado como um Desrespeito para com os mais Velhos, ou com Aqueles cidadoes que nao gostam muito de ser divertir, se o Esquedio do eventos forem aos finais de semana, porque durante a semana penso eu que, mesmo que nao se trabalhe, mais geralmente se estuda, e nos acolhemos mais cedo, por isso, eu acho muito bem vindo a diversao pra serra, porque uma lei que inibe uma comunidade de se divertir, certamente nao e amparada pela a Constituicao Federal do Pais. se existem Negativas, Fazem parte. Quanto a regressao, Nao vejo, desrespeito, Tbm nao.! Lei do Silencio, nada haver. Nao se pode educar, e exigir respeito com ameacas.
era muito bom aqueles velhos anos onde iamos nu domingo e nu sabado para a rua principal que e conhecida como corredor da vitoria para juntos se divertimos e sem esquecer ficar ao lado dos amigos isso animava a rua totalmente depois que colocaram essa lei o povo nao vem mais para a rua e muitos preferem ir embora pois a animaçao que tinha nao tem mais.seria muito bom consertesa se voltace a ligar som nu sabado e nu domingo pois nao so os da que como viria pessoas das cidades visinhas com seus carros de son.
Rodrigo Não é em serra de são bento que é proibido som automotivos, na capital também e acredito em muitas cidades do interior, agora o que falta é o bom senso de quem tem esses potentes som, tem que ser proibido sim, os tempos são outros, tem que respeitar a lei do silencio, sera se esses que querem a volta desses potentes som de carros, aceitaria esses volumes na porta de sua casa incomodando o silencio e ai ? agora se voltar tem que inaugurar a volta na porta da casa da 1º comentarista a Sra. Maria
weverson precisamos..dos..paredoes..de..som..para..animar..a..população.de..serra.de.são.bento
do céu esses vereadores deveriam correr atraz do q realmente interessa a populção. eles perguntaram ao povo o que achavam dessa lei? no dia da eleição vou pensar na criadora ou no criador dessa lei ridicula,prepotente e ilegal. farei questão de levá-los para urna só para ter o prazer de lhe dá o não,assim como ela me deu o não,ao meu direito de me divertir.o bom é que o tempo passa pra todos,e eu sei esperar,já ta bem pertinho.
roze Eu acredito q na capital exitem outros atrativos, como praias, muitos shows, shopping etc... e aqui na serra, principalmente nos fds não temos atrativos,concordam? é certo que na semana nos dias de aula o silêncio é de fato obrigatório em respeito aos alunos e professores, mas nos fds queremos um pouco de animação, das 19 as 22 horas já estava ótimo. Acho q não é pedir demais só 2 dias da semana e a noite! e para manter a ordem temos polícia.
leonardo ñ por favor né,nada a ver essa lei.vai chegar um dia em q ñ vai ter mais ninguem em serra de são bento. póis ,a animação q tinha na cidade era essa e infelizmente acabou.
Jussara "Democracia ("demo+kratos"): é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos." (Site da Wikipedia). Pessoal se vocês não gostam de algo que foi decidido pelos representantes cabe a vocês procurar os mesmos, ir atrás, não adianta ficar sentado reclamando. Uma pessoa não tem força, mas muitas tem sim. Principalmente em São Bento onde a população é pequena. Se organizem e vão atrás disso. O grande problema do som liberado é a falta de bom senso de muitos, que usam, de não respeitar o espaço do outro, acho então que deveria haver uma brecha, um equilíbrio melhor dizendo, onde fosse agradável pra todos, um limite de "altura", principalmente um horário estabelecido e os dias também, onde ficasse bom para todos. Acho que uma decisão desse tamanho para a cidade tem que se pensar antes de se exigir e ver se isso virá a beneficiar a todos, ou a maioria.
Márcia Paulo Henrique vc poderia esclarecer as pessoas que leem seu blog, que essa lei não é só em nossa cidade que tem essa lei, é em todo lugar. Outra observação os vereadores apenas anteciparam essa lei, mas isso já ia acontecer msm,um dos intuitos de implantaram o GGI aqui era acabar com essa bagunça de sons de carro. o principal causa do desanimo da cidade e a falta de atrativos. Acho que a lei tem que continuar e procurar a opinião da população em geral, num é meia dúzia de adolescente.
LOURDES MWLO Concordo com vc Jussara. garota sábia. As vezes é o que dá a população não ter voz ativa e ai acaba que os vereadores não pensam na opnião da população e simplesmente tomam as suas decisões e ponto. Lembro da Serra super animada nas noites de finais de semana. Não concordo com os paredões, mais com um pouco de música sim ,pois a boa música,ponderada sempre é bem vinda.Bjs pra você PH.
elaine era muito bom quando podia ligar som,a serra era super animada...hoje é um deserto nem parece a serra de antigamente!Sou a favor que volte a ligar som na serra,pelo menos nos finais de semana.
ana márcia,como você se ilude com pouco.ggi? que ggi que nada!aquilo tudo foi só para os políticos fazerem caras e bocas para os fotografos que lotaram são bento naquele dia.a ggi que precisamos é vergonha na cara de todos,de quem quer se divertir e de quem é do contra.bom censo .ninguém está exigindo paredões nos finais de semana não,o que queremos é música gente,um som básico,na rua, sem incomodar os nossos queridos idosos,a polícia vai está aí prara barrar quem abusar.esqueçam ggi.agora não adianta a polícia fazer a parte dela e os políticos não fazer a deles.ainda bem que esse ano é ano de eleição,aí sim,vamos poder analisar as brilhantes leis que os nossos queridos vereadores planejaram e executaram com tanto carinho pensando somente em nosso bem está.valeu ph.
Carol Rpz, eu acho que Serra de Sao Bento ta muito parado. E assim, se acabasse com essa lei, a serra teria mais movimento, seria mais animada.. Creio que quase todos os adolescentes daqui sao contra essa ela.. Nao seria nescessário ligar som no dia de semana até por que tem q respeitar a escola, mas no fim de semana, acho que num tem problema algum de ligar um som pra deixar a rua mais movimentada.. sei lá, é a minha opnião...
karina será se os nossos veresdores lêem o blog? se não,estão perdendo tempo,e no caso de vcs mais ainda,tempo é dinheiro,vcs sabem bem disso.não precisarei citar nomes,mas,o povo sabe bem quem é ou,quem são.leiam o blog e saibam mais ou menos o que o povo está pensando.eu quero música,por favor.

Os campos abaixo apresentam erro:

    Seu comentário foi enviado com sucesso! Aguarde a moderação publicá-lo.